-
Planeta Terra Tem Aumento De Graus Celsius E Alerta Sobre Aquecimento Global
-
Aquecimento global pode levar à extinção de um milhão de espécies nas próximas décadas
- Por Brendow Felipe
- 07/06/2023 22h18 - Atualizado há 1 ano
O aquecimento global é um fenômeno que vem sendo monitorado há décadas por cientistas de todo o mundo. Trata-se do aumento gradual da temperatura média da Terra, causado principalmente pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera, como o dióxido de carbono (CO2).
Segundo dados da NASA, a temperatura média da Terra aumentou cerca de 1,1 graus Celsius desde a era pré-industrial, e a maior parte desse aquecimento ocorreu nas últimas décadas. Esse aumento da temperatura tem consequências graves para o planeta, como o derretimento das calotas polares, o aumento do nível do mar, o aumento da frequência e intensidade de eventos climáticos extremos, como secas, tempestades e ondas de calor.
Além disso, o aquecimento global também afeta a biodiversidade do planeta, causando a extinção de espécies animais e vegetais e alterando os ecossistemas naturais. Um estudo publicado na revista Nature Climate Change em 2019 estimou que o aquecimento global pode levar à extinção de um milhão de espécies nas próximas décadas.
A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases de efeito estufa decorrentes da queima de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural. A atividade humana é responsável por cerca de 75% das emissões de gases de efeito estufa na atmosfera.
Para combater o aquecimento global, é necessário adotar medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, como a transição para fontes de energia renovável, a melhoria da eficiência energética, o uso de transporte sustentável e a redução do desperdício. O Acordo de Paris, assinado em 2015 por quase todos os países do mundo, estabeleceu metas globais para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e limitar o aumento da temperatura média global a 2 graus Celsius, com esforços para limitar o aumento a 1,5 graus Celsius.
No entanto, apesar dos esforços globais para combater o aquecimento global, as emissões de gases de efeito estufa continuam aumentando. Segundo dados do Global Carbon Project, as emissões globais de CO2 atingiram um recorde histórico em 2019, com um aumento de 0,6% em relação ao ano anterior.
É necessário, portanto, intensificar os esforços para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e combater o aquecimento global. Isso inclui ações em nível local, nacional e global, envolvendo governos, empresas e a sociedade civil. Somente assim será possível garantir um futuro sustentável para as próximas gerações e proteger o planeta dos impactos do aquecimento global.